VOX

 
 

Vox é um exercício teatral baseado nos diálogos Platónicos d “A República” e do texto dramático “O fim”, de António Patrício. O espectáculo que comemora, em Ponte da Barca, os cem anos da República portuguesa pretende assinalar o evento numa perspectiva ideológica, obrigando à reflexão sobre este ou qualquer outro sistema político. É, por isso, um espectáculo circular, mas não fechado, com sombras e espelhos de uma certa decadência monárquica que, apesar da morte aparente, vai pairando sobre os ideais republicanos. O espectáculo centra-se no limbo entre um e outro sistema políticos, mas não num sentido linear do tempo, uma vez que os diálogos sobre a República remontam a mais de dois milénios antes da implantação da república portuguesa e, no espectáculo, cria-se a ilusão de que eles acontecem imediatamente a seguir à decadência, a insolvência moral e ao fenecer da monarquia, simbolizada pela loucura de uma rainha.

O lado formal do espectáculo, apesar de fortemente experimental, propõe-se, fomentar a discussão e revitalização dos ideais ancestrais da República, que não deve ser tomada como dado adquirido de Estado perfeito. A discussão, a participação, a intervenção na sociedade são, aliás, prerrogativas da própria República. A Vox (forma latina para “voz”) sempre foi, é, e pretende-se que continue a ser, a maior e melhor ferramenta para possibilitar e exercitar esses valores com os mais novos, envolvendo os adultos no dever de cidadania que lhes assiste. Assinalar um século de República num Estado de Direito é saber pôr em questão e argumentar sobre esse próprio sistema, e talvez ninguém como os gregos Sócrates e Platão o tenha feito tão bem. Daí o aproveitamento lógico das suas ideias para este espectáculo, que se assume tão contemporâneo e tão ancestral, quanto os próprios ideias da República. Com um carácter assumidamente educativo, este espectáculo conta com a participação de 7 alunos da Escola Secundária de Ponte da Barca, fruto de uma selecção natural de cerca de 40 alunos inscritos para participação neste projecto. São mais de meia dúzia, mas ainda assim, o grupo escolheu a designação MEID’ART (acrónimo de “meia dúzia de artistas”) para se denominar e se fundir nesta primeira experiência pela arte dramática.



"Não há palavras para descrever a experiência que estamos a viver. Foi uma actividade muito interessante, espectacular”. É assim que uma das alunas participantes no projecto “VOX” caracteriza o trabalho desenvolvido, desde a Primavera, e que se traduziu no exercício teatral com que foi brindado o público, nos dias 4, 5 e 6 de Outubro...”


Ler+ >>>

Texto: A partir de “O fim”, de António Patrício e d’ “A república”, de Platão.

Encenação, direcção artística e adaptação de textos: Eugénia Brito

Elenco:

Beta Torres

Bruna Marques

Catarina Saraiva

Eduarda Manuel

Inês Araújo

Luís Salvado

Patrícia Dias

Desenho de Luz: Jonathan Richter

Música original e operação de som: António Rocha

Figurinos: Eugénia Brito (concepção) e Fernanda Freitas (execução)

Produção Executiva: Céu Bívar

Cenografia e adereços: Criação conjunta