Movimento InCriativo é uma associação sem fins lucrativos criada na perspectiva de colmatar as assimetrias regionais do Alto Minho no acesso à cultura nas suas mais variadas formas de expressão.
Desde a sua fundação, em Junho de 2006, a MInC procurou promover um conjunto de iniciativas, de cariz artístico e pedagógico, rumo à democratização cultural e consequente formação de novos públicos, cada vez mais capazes de absorver, interpretar e agir a partir do objecto artístico.
Funcionando em perfeita comunhão com o meio onde se insere a MInC tem alicerçado o seu projecto em torno das artes performativas, contando com a colaboração permanente de criadores nas áreas da dança, teatro, música, em conjunto com um plano estruturado de formações junto das comunidades de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
As criações profissionais da MInC assumem um padrão de qualidade que tem vindo a ser reconhecido ao nível regional e nacional.
A primeira criação Terra-pó (2006) somou 6 apresentações em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Porto, Viana do Castelo e Seia; O espelho onde me vi crescer… partiu (2007) somou 6 apresentações em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Porto; A Visita do Rinoceronte (2008) somou 14 apresentações nacionais em Arcos de Valdevez, Porto, Coimbra (O Teatrão), no FIMP 2008 – Festival internacional de marionetas do Porto e uma apresentação internacional no Festival internacional «Les Reperáges» 2009 em Lille, França.
A par da criação artistica a MInC tem desenvolvido um projecto pedagógico de consolidação e formação de públicos, promovendo o contacto regular das populações locais com os processos de interpretação e criação artística. Neste domínio incluem-se as oficinas de teatro (em Ponte da Barca) e de dança (em Arcos de Valdevez). O trabalho regular destas oficinas tem resultado em diversas apresentações públicas, com formatos de pequenas intervenções culturais/artísticas, bem como exercícios finais com apresentação em diversos locais destes concelhos. No prosseguimento da estratégia de cativar e formar novos públicos, as comunidades escolares têm sido alvo de uma atenção privilegiada por parte das criações artísticas profissionais da MInC. Disso são exemplo as apresentações em antestreia dos espectáculos O espelho onde me viu crescer… partiu e A Visita do Rinoceronte para o publico escolar dos concelhos de Arcos de Valdevez e de Ponte da barca. Igualmente a MInC tem procurado envolver a comunidade escolar nos processos de criação dos seus espectáculos. Destaca-se, a este propósito, o concurso Crenças e Superstições do tempo dos meus Avós, iniciativa promovida em conjunto com as escolas de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca que conduziu a uma recolha de crenças e superstições veiculadas na tradição oral que, depois, serviu de base à pesquisa criativa do espectáculo O espelho onde me viu crescer…partiu.
Como forma de consolidação dos seus objectivos no incremento da criação artística no Alto Minho, a MInC tem promovido um conjunto de parcerias, de que são exemplo as co-produções com os municípios de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e o Balleteatro, que têm possibilitado novas propostas de programação no domínio das artes performativas que complementam a oferta cultural local. Destaca-se a comemoração do Dia Mundial da Dança, onde foram apresentadas performances decorrentes das parcerias estabelecidas entre a MInC e outras estruturas de criação.